Cooperação entre esferas federal e distrital

Publicado em: 09/06/2011

Apesar do Distrito Federal, abrigar o centro do poder legislativo e fiscalizatório do Estado Brasileiro , não há um intercâmbio entre a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Câmara dos Deputados. Com o objetivo de se estabelecer essa integração entre as Casas, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), veio a Câmara Legislativa participar do ‘Ato de Assinatura do Acordo de Cooperação entre a Câmara Legislativa do Distrito Federal e a Câmara Federal’. A partir da assinatura do documento, a idéia é que a experiência orgânica da Câmara Federal seja transmitida à Legislativa. Transmitida a uma pequena parte, já que dos 24 deputados, apenas oito estavam presentes no ato.

O presidente Marco Maia, afirmou que nos últimos anos tem havido um esforço de estreitar a ligação da Câmara dos Deputados com a sociedade, tornando-a mais transparente. “Queremos que a Casa esteja mais próxima dos anseios da sociedade brasileira”, disse. Marco explica que a Câmara Federal tem trabalhado na capacitação e na qualificação dos servidores. “Os trabalhadores que são responsáveis pelas ações que são pensadas e desenvolvidas pelos deputados, então o investimento no trabalhador é um instrumento fundamental de garantia de um bom trabalho”, descreveu.

Marco Maia ainda comenta que, além das ações na área de formação dos servidores, também haverá um intercâmbio tecnológico, e outras ações que são desenvolvidas pela Câmara Federal. “Vamos trabalhar programas culturais desenvolvidos pela Câmara e vamos integrar o trabalho das duas câmaras, para que as ações que acontecem na Câmara (Federal) possam ser reproduzidas aqui”, explicou.

Para ele, a Câmara dos deputados tem muita experiência com tecnologia, na atuação com a sociedade, na área legislativa em diversas áreas. “Temos muito ‘know-how’. Tudo isso estará a disposição do próximo período da Câmara Legislativa, para contribuir e ajudar no desenvolvimento dos trabalhos realizados pela Câmara do DF”, elucidou.

“É importante esse intercâmbio para que a gente possa aprimorar o nosso trabalho. E cada vez mais orgulhar a população do DF”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT). Ele ressalta haverá foco na experiência que a Câmara Federal tem, com a “TV Legislativa, TV Digital, no Portal, na comunicação digital, na Escola do Legislativo, e programas voltados para as crianças como o ‘Plenarinho’, toda digitalização do processo Legislativo, e vários outros projetos que podem ser trazidos para a Câmara Legislativa”.