Rejane Pitanga quer ações concretas contra avanço do crack

Publicado em: 04/02/2011

Deputada defende ações concretas no combate ao avanço do crack A deputada distrital Rejane Pitanga (PT) defendeu na noite de ontem (3), durante seminário promovido pela Sociedade Organizada Contra o Crack (SOCC), a reestruturação das políticas públicas voltadas para o avanço do consumo e do tráfico do crack no Distrito Federal. Segundo ela, houve um “desmonte” em todos os aspectos das iniciativas governamentais no sentido de frear o consumo e o tráfico da droga na capital federal.

“É necessário que recuperemos o que foi absolutamente extinto, que foram as políticas públicas de prevenção contra o crack”, afirmou a parlamentar, completando que o avanço da oferta e uso da droga é “muito” preocupante. De acordo com Rejane Pitanga, se fossem implementadas ações eficazes nas áreas da educação, saúde, esporte e ao lazer destinadas aos jovens, o problema poderia ser minimizado significativamente. O seminário, organizado pela coordenadora do SOCC, Bispa Marly Silveira, no auditório da Administração Regional de Taguatinga, reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas parlamentares e representantes da sociedade civil comprometidos com o tema.

Rejane Pitanga já encaminhou proposta de criação na Câmara Legislativa de uma frente parlamentar suprapartidária de combate às drogas, com destaque para expansão de novos centros de assistência psico-social, a criação de um fundo com recursos permanentes voltado para ações sociais no combate a entorpecentes e recuperação de dependentes, o reconhecimento das diferenças entre o usuário, a pessoas em uso indevido, o dependente e o traficante, tratando-as de forma diferenciada.

Além disso, a deputada sugere o desenvolvimento de medidas coordenadas dos diversos órgãos envolvidos no problema, a fim de impedir a utilização do território do Distrito Federal para o cultivo, a produção, a armazenagem, o trânsito e o tráfico de drogas ilícitas. Nos próximos dias a parlamentará estará agendando um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, outros parlamentares e integrantes da SOCC.

Balanço divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, revela que no ano passado as apreensões de pedras de crack triplicaram em comparação a 2009. A polícia apreendeu 35,6 quilos do entorpecente contra 11,9 quilos recolhidas no ano passado. Conforme a Secretaria, esses números apontam para um aumento de 199,15% no total das apreensões.

(Assessoria da deputada Rejane Pitanga – tel. 3348.8080/8081/8082)